Buscar

O que significa bem-estar?



O conceito de bem-estar vem mudando através dos tempos. Há mais de três séculos só se falava em bem-estar num sentido único e estreito de saúde física, ou especificamente da ausência de doenças.


Essa visão foi-se alargando de forma que se passou a considerar como bem-estar as condições que permitiam ao indivíduo gozar de boa saúde. Esta visão trazia consigo a ideia de aquisições que possibilitassem ao homem uma vida saudável, como ambiente propício, tratamentos, remédios, etc.


O entendimento do que é bem-estar hoje tornou-se muito mais amplo. Significa que a saúde, de forma geral, pressupõe boas condições físicas, mentais, emocionais e sociais. Como se vê, estar saudável não é apenas não estar doente. Aliás, nunca estivemos mais longe dessa ideia como atualmente.


São muitos os agentes que afetam o nosso bem-estar e, portanto, a nossa saúde, especialmente nesse tempo tão dinâmico que vivemos. O exagero das informações, a multiplicidade de tarefas e obrigações, a falta de tempo, o distanciamento social (obrigatório ou facultativo), a ausência cada vez maior de práticas prazerosas saudáveis, são apenas alguns dos fatores que colocam nosso bem-estar em risco todos os dias.


O podemos fazer? Estamos fadados a uma vida conduzida pelo caos?


Claro que não!


Aqui no Portal Saúde e Bem-estar, temos como missão encorajar todas as atitudes saudáveis possíveis ao nosso dia-a-dia.


Não adoecer, infelizmente, independe de nossa escolha, é uma fatalidade. Mas acreditamos firmemente que a prática de bons hábitos é uma forma alternativa de cuidarmos para o prolongamento da nossa saúde e do nosso bem-estar.


Não deixe de nos acompanhar, especialmente nas redes sociais, onde disponibilizamos conteúdo mais específico e rico em informações que certamente contribuirão para que você pratique dias cada vez melhores.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo